O primeiro volume foi publicado em março de 2012, mas o processo de criação da revista Herpetologia Brasileira (HB) iniciou-se em 2011 durante o V Congresso Brasileiro de Herpetologia/IX Congresso Latinoamaericano de Herpetologia, como conta Délio Baêta um dos editores gerais da publicação, junto a Jéssica Fratani e José P. Pombal Jr. Com esse início, a HB consolidou-se no meio herpetológico, chegando, em 2022, aos seus 10 anos de existência.
"O objetivo inicial foi servir como meio de divulgação e discussão para a comunidade Herpetológica Brasileira; procurando ocupar um nicho vago (notícias em geral, opiniões, obituários, etc ...), consolidando o papel da SBH no momento de criação da revista", relata Baêta. Ao longo das edições, com periodicidade quadrimestral, mudanças ocorreram, como a inserção de novas seções,extinção de outras, além de alterações no corpo editorial, sempre com o intuito de modernizar-se, ser mais abrangente e democrática. "Em relação ao corpo editorial, a HB está em constante atualização buscando mesclar experiência com juventude", explica o editor.

Conteúdo e novidades
"Inicialmente a HB, não incluía algumas seções como 'História da Herpetologia' e 'Notas de História Natural & Distribuição Geográfica', que hoje são seções muito ativas na revista", conta Baêta. O escopo das seções também sofreu alterações, como, por exemplo, em "Notícias Herpetológicas Gerais", que incluía informações sobre cursos, congressos, oportunidades de bolsas etc. Hoje, com a atuação das mídias sociais da SBH, tornou-se muito mais fácil a difusão dessas informações via meio digital. O conteúdo ao longo da revista se tornou algo menos datado e mais consistente como guia de referências em herpetologia.
Entre as próximas inovações, Baêta adianta: "Teremos algumas matérias especiais focadas em determinadas seções, mas o principal objetivo é continuar se atualizando, acompanhando as demandas da nossa comunidade herpetológica e consolidando o papel de uma revista para todos".
Para acessar o exemplar de lançamento da revista Herpetologia Brasileira, acesse AQUI. Para edições atuais, a partir dos últimos 3 anos (com download), acesse menu deste site. Outros números anteriores serão inseridos nesse menu em breve.