builderall

Lista de Anfíbios


 
A mais recente lista de anfíbios foi organizada Magno V. Segalla, Bianca Berneck, Clarissa Canedo, Ulisses Caramaschi, Carlos Alberto Gonçalves Cruz, Paulo C.A. Garcia, Taran Grant, Célio F.B. Haddad, Ana Carolina C. Lourenço, Sarah Mângia, Tamí Mott, Luciana B. Nascimento, Luís Felipe Toledo, Fernanda P. Werneck e José A. Langone. Nela estão listas as espécies de anfíbios, conhecidas por vouchers ou publicações e que ocorrem dentro das fronteiras políticas do Brasil, e estão indicadas mudanças nomenclaturais e inclusões de espécies desde a lista anterior. A taxonomia supra-genérica segue Frost (2021), assim como a maioria dos nomes de gêneros e de espécies.
 
Baixe aqui o PDF com a lista de anfíbios do Brasil.
 
 
 

Imagem: 
Haroldo Palo Jr.
Histórico
Durante o I Congresso Brasileiro de Herpetologia (Curitiba, julho de 2004), ocorreram dois workshops simultâneos para definir, respectivamente, as listas de espécies de anfíbios e répteis brasileiros. Na ocasião, diversos pesquisadores que estiveram envolvidos na primeira etapa (discussões por correio eletrônico a partir da listagem inicial), bem como outros que foram ali convidados, anunciaram 751 espécies de anfíbios e 625 de répteis para o País. Também foi definido que as listas seriam publicadas na home-page da Sociedade Brasileira de Herpetologia, devendo ser constantemente atualizadas.
 
Essas listas são revisadas e atualizadas periodicamente pelos autores, e podem ser adotadas por órgãos ambientais oficiais, instituições de pesquisa, universidades e outras unidades de ensino, ONGs, e mesmo pela Mídia, pois contabilizam os anfíbios e répteis brasileiros – a herpetofauna mais diversa do planeta.
A SBH apoia divulgando em acesso aberto no seu site, de modo a alcançar um público mais amplo.